Paulo Matos
Além de apaixonado pela área de QA Testing, nos 16 anos de experiência poderemos destacar o papel de gestor de várias equipas com mais de 30 QA Testers; Arquiteto de frameworks de automação de testes ou de diretor de departamento de QA.
Tipicamente bem disposto, acredita que as pessoas entregam o máximo delas, independente das circunstancias com que trabalham.
calendar
28 November - Call For Speakers
Galp Test Case Repository: Desafios da sua Otimização e Papel no Futuro
Gerir ativos de teste, nomeadamente casos de teste (CT) tem-se tornado critico para um desenvolvimento aplicacional com sucesso. Fatores como qualidade e organização (de CT), assumem um papel determinante, em contextos organizacionais complexos, onde coexistem mais de 150 aplicações, onde a grande dimensão das equipas não permite facilmente a troca de informações. A Galp tem em cada trimestre, a trabalhar em paralelo, mais de 50 equipas de desenvolvimento/manutenção suportadas por QA Testers.
Isto resulta numa mundivivência difícil de gerir, em particular em cenários End2End e/ou UAT. A solução adotada para procurar gerir este ativo de teste, para otimizar o seu valor, tanto nos testes de regressão manual ou automática, foi ter um repositório único no JIRA/Xray, em vez da dispersão habitual por cada projeto/equipa. Atualmente (julho 2023) temos uma biblioteca com mais de 65.000 CT ativos. Garantir que este volume elevado de CT seja útil à organização, levou-nos a adotar estratégias de gestão high level diversificadas: 1) acesso condicionado à biblioteca apenas após onboarding à Framework de Qualidade, 2) monitorização em tempo real de regras de escrita dos casos de teste (ex. têm ou não passos) por via de KPIs quantitativos, regras automáticas de validação com feedback em tempo real de non-compliances e atualização automática de status nalguns issue types, 3) auditorias à qualidade do repositório regulares por equipa independente especialista. Com o foco no futuro, já demos o passo para trazer AI tanto para o momento zero (escrita do CT) como para a avaliação qualitativa em tempo real.